No trânsito, ensine para a vida! | Estapar Estacionamentos

No trânsito, ensine para a vida!

Neste mês de novembro, o programa Laço Amarelo - do qual orgulhosamente somos apoiadores -, ressalta os cuidados que devemos ter ao transportar crianças e adolescentes nos veículos. E o quanto os equipamentos de proteção, como o bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação, específicos e adequados para cada faixa etária, são fundamentais como medida preventiva. Até mesmo para reduzir os riscos de lesões graves ou fatais em ocorrências de trânsito.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que, desde 2018, em todo o mundo, a principal causa de mortes na faixa etária de 5 a 29 anos é o sinistro de trânsito. Por isso, sempre vale lembrar: quando se trata da segurança das nossas crianças e jovens, não há espaço para a negligência. O uso correto desses equipamentos, além de cumprir as exigências legais, também protegem a vida e o bem-estar dos nossos pequenos passageiros.

 

No Brasil, assim como em vários outros países, as leis de trânsito são rigorosas para proteger a vida no trânsito. Entretanto, de nada adianta, se os condutores não as respeitarem no dia a dia. Por exemplo, o bebê conforto deve ser utilizado para recém-nascidos até completarem 1 ano. Pois ele é projetado para posicionar corretamente os bebês, reduzindo consideravelmente os riscos de lesão associada a colisões e freadas bruscas. 

 

No caso da cadeirinha, ela protege crianças de 1 a 4 anos e possui apoio adequado para a cabeça e o pescoço. Já o assento de elevação, é destinado a crianças entre 4 e 10 anos de idade, ou até ela alcançar a altura de 1,45m - que garante que o cinto de segurança do carro se ajuste corretamente ao corpo da criança, passando pelo ombro e não pelo pescoço. Isso reduz riscos de possíveis lesões em caso de uma colisão.

 

E para quem leva crianças em motocicletas, vale lembrar que, desde 2021, apenas maiores de 10 anos podem ser transportadas na garupa das motocicletas. E sempre utilizando um capacete do tamanho adequado para a cabeça e com a fivela ajustada e presa. 

 

O uso correto e permanente desses equipamentos também ajuda a construir a cultura da segurança no trânsito entre as crianças desde cedo. Com o exemplo, elas com certeza serão cidadãs preparadas e conscientes para com a segurança no trânsito.

 

No trânsito, escolha a vida! 

 

Texto colaborativo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)