Início >> A Estapar

 

Líder na América Latina 

 
 

Sendo uma empresa de vanguarda desde a sua fundação em 1981, a Estapar trouxe em primeira mão para o Brasil, serviços com diferenciais tecnológicos pioneiros para o setor como equipamentos automatizados para a operação de estacionamentos. Firmou seu diferencial competitivo ao estabelecer um contrato de exclusividade com a maior empresa de seguro de automóveis do País, a Porto Seguro.

Fundada em Curitiba-PR, consolidou-se ao ingressar no Rio de Janeiro e em São Paulo na década de 80. Na década de 90 a Estapar garantiu sua posição de líder no Brasil especializando-se nos mais variados segmentos de estacionamentos privados (condomínios comerciais, hospitais, hotéis e flats) participando dos consórcios que viabilizaram as principais garagens subterrâneas em regime de concessão pública. Foi a primeira empresa a implantar a Zona Azul com utilização de parquímetro no Brasil. Foi uma das primeiras empresas do mundo a implantar o pagamento mobile nas operações on-street, em sintonia com os serviços já oferecidos nas principais capitais mundiais. Também inovou no mercado brasileiro ao disponibilizar nas operações off-street o sistema online de reserva antecipada de vagas, já presente nos maiores aeroportos e arenas de eventos do mundo.

Em 2009 a Estapar foi adquirida pelo Grupo BTG Pactual, tendo este como seu sócio controlador desde então, adequando sua estrutura de capital, profissionalização e governança, permitindo à companhia ter um crescimento consistente e sólido ao longo dos últimos anos. Entre os investidores estão também o fundo de private equity em mercados emergentes da Templeton e o fundo de private equity FIP Brasil de Governança Corporativa, gerido pela BR Investimentos/ Bozano. Em 2016 a empresa recebeu um novo aporte do fundo de investimentos Equity International, do investidor Sam Zell, tornando-se, assim, o mais novo acionista.

A partir de então, a Estapar estabeleceu seu processo de liderança no mercado Latino Americano a longo prazo, assumindo operações de grande porte em concessões privadas e públicas nos maiores aeroportos, além das maiores arenas esportivas do País, liderando vários segmentos como hospitais, universidades, empreendimentos comerciais de alto padrão, shopping centers, entre outros.

Trinta anos depois é a maior empresa do segmento na América Latina e está presente em 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em 75 cidades com mais de 360 mil vagas em aproximadamente 1.000 unidades. São 8,5 mil funcionários diretos que atendem cerca de 15 milhões de clientes por mês.