Aneel aprova serviço de recarga de carros elétricos | Estapar Estacionamentos

Aneel aprova serviço de recarga de carros elétricos

Na última terça-feira (19), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a regulamentação sobre a recarga de veículos elétricos. Com a liberação, diversos estabelecimentos como shopping centers, postos de combustíveis, estacionamentos, postos rodoviários e outros tipos de empreendimentos poderão disponibilizar suas estações de recarga e cobrar pelo serviço.

No texto aprovado, a Aneel optou por uma “regulamentação mínima” para o setor de recarga de veículos elétricos. Segundo a agência, o objetivo é reduzir a incerteza aos que desejam investir no desenvolvimento da infraestrutura de recarga dos veículos elétricos. A novidade deve dar mais segurança a empreendedores que queiram investir no setor.

Os veículos elétricos têm se apresentado como uma alternativa para a redução das emissões e aumento da eficiência energética no transporte. No Brasil, a expectativa é que a propulsão elétrica alcance uma posição relevante no país nos próximos 10 anos.

Foram 14 meses de consultas públicas, 34 participantes de discussões técnicas de diferentes companhias e setores, incluindo geradoras, distribuidoras de energia, além de empresas de outros sub-segmentos. Até 15 de outubro de 2018, a Aneel disponibilizará formulário eletrônico para que os consumidores interessados façam o registro de estações de sua titularidade.

Fonte: Aneel e Portal UOL