Confira dicas para a manutenção mensal do seu veículo | Estapar Estacionamentos

Confira dicas para a manutenção mensal do seu veículo

A Estapar conhece como ninguém a paixão do brasileiro por carros. É um dos nossos bens mais importantes, que nos traz segurança de ir e vir e nos auxilia no dia a dia. Mas é preciso estar sempre atento para que seu veículo permaneça em perfeitas condições. Afinal, estamos lidando com nossas vidas e a de quem amamos. Confira a seguir algumas dicas para a manutenção mensal. 

Freios - Cheque periodicamente o líquido de freio. Se o nível estiver abaixo do recomendado no reservatório, pode indicar vazamento, com a necessidade de reparação ou substituição de peças. Se nenhum vazamento for constatado, pode ser desgaste das pastilhas ou discos de freio. 

Correias dentadas - Sua substituição deve ser realizada a cada 50 mil Km em média (consulte o manual do veículo). É um item muito importante, pois sua quebra pode ocasionar a trava do motor, comprometendo todos os componentes.

Pneus - A principal preocupação é com o desgaste. Se notar uma área mais gasta no centro da roda é sinal que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante. Se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado. Caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão. 


Calibragem - Faça a calibragem dos pneus sempre na pressão ideal. Isso contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Procure fazer com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês, e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.

Bateria - Atualmente elas são do tipo “seladas” e isso significa que não é necessário adicionar água. Porém, não estão livres de manutenção. Verifique se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria. Teste regularmente o funcionamento do sistema de carga e partida.

Óleo - É fundamental fazer a troca no período especificado pela montadora. Dessa forma o consumo de combustível será adequado e a emissão de poluentes, controlada. Verifique também o nível de óleo por meio da vareta. Essa inspeção é feita visualmente, com o motor frio e em superfície plana. 

Arrefecimento - É o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. Sempre veja o nível da água no reservatório de expansão. As medidas sempre deverão ser respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento. Se perceber que o abastecimento de água é frequente, procure ajuda para um diagnóstico preciso.

Fonte: Portal Porto Seguro