Dia Mundial do Meio Ambiente - 50 anos! | Estapar Estacionamentos

Dia Mundial do Meio Ambiente - 50 anos!

Nesta semana, o mundo comemora pela 50ª vez o Dia do Meio Ambiente, principal data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais. E também para fomentar uma postura crítica em relação aos problemas ambientais do planeta.

De forma bastante simbólica, o Governo da Suécia será o anfitrião do Dia do Meio Ambiente 2022. Vale lembrar que há 50 anos a capital do país europeu, Estocolmo, sediou a 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano.

O encontro, que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo, reuniu 113 países em 1972 e levou à criação do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Além disso, designou o dia 5 de junho de cada ano como data para ser comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente em todo o planeta.

Aliás, o tema da campanha de 2022 é o mesmo do icônico encontro realizado no início da década de 70: ‘Uma Só Terra’. A intenção agora é destacar a necessidade de se viver de forma sustentável, em harmonia com a natureza, promovendo transformações rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

Não podemos esquecer que a Terra é nossa única “casa” e seus recursos são finitos e devem ser preservados. De acordo com um relatório do PNUMA, publicado no início deste ano, precisamos transformar os sistemas sociais e econômicos para melhorar nossa relação com a natureza, compreender seu valor e colocá-la no centro das decisões.

Nós acreditamos que a agenda ambiental deve ser celebrada e cada vez mais ampliada, para que alcance mais e mais pessoas ao longo dos anos. E isso precisa ser um compromisso de todos - grandes corporações, pequenas empresas, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades.


Por aqui, além de uma agenda sustentável interna crescente, uma de nossas grandes contribuições foi o impulso à eletromobilidade com a criação da Ecovagas, primeira rede semipública do país de recarga de elétricos. Saiba mais clicando aqui. Carros movidos à eletricidade não emitem gases poluentes e nem o calor da combustão. E exigem menos manutenção, substituições de peças e trocas constantes de óleo, o que gera menos lixo para o meio ambiente.

Vamos todos colaborar? Aplique no seu dia a dia atitudes e soluções sustentáveis. O planeta agradece!