ESTACIONAMENTOS DO FUTURO | Estapar Estacionamentos

ESTACIONAMENTOS DO FUTURO

Nesta primeira semana de agosto de 2019 a indústria automobilística foi pega de surpresa com a notícia de que engenheiros japoneses da empresa NEC Corp testaram, com sucesso, o protótipo de um carro voador.

No imaginário de toda uma geração, que sonhava com carros voadores no futuro, isso já se mostra uma realidade próxima, mas ao mesmo tempo levanta uma série de questões: como podem ser os estacionamentos no futuro, como os mesmos comportarão uma demanda cada vez maior de veículos (terrestres e aéreos) e de forma a causar cada vez menos impacto no meio ambiente.

Alguns engenheiros e pesquisadores têm a solução e separamos algumas inovações que podemos esperar em breve: 

Em menos de 20 anos podemos contar com o uso de veículos autônomos em nosso dia a dia, tanto para o uso individual e doméstico, quanto para o transporte público terrestre, aéreo e até fluvial. É aí que a tecnologia pode ser uma aliada para locais de estacionamento ao redor do mundo.

Aplicativos de reserva online, scanners e sistemas de reconhecimento de placas já são uma realidade, mas se espera que estacionamentos se tornem cada vez mais inteligentes a fim de oferecer a melhor experiência para o usuário.

Nossos carros serão cada vez mais conectados e quem não precisaremos ao menos nos preocupar em fisicamente os estacionar. Um sonho a se tornar realidade: talvez não teremos nem o trabalho de encontrar uma vaga ao entrar em um shopping lotado, pois o seu estacionamento fará tudo de forma automática e independente.

Com a popularização dos carros elétricos, o mercado de estacionamentos já pensa em como “abastecer” ou “recarregar” seu veículo no próprio local e por fim, mas não menos polêmico, o uso de garagens subterrâneas com diversos andares, podendo receber dezenas, centenas e até milhares de veículos de forma limpa e de como uma solução para esvaziar ruas de veículos estacionados nas mesmas.

Para a nossa marca, já vivemos o futuro da mobilidade e já temos em mente como queremos tornar o nosso negócio cada vez mais acessível e democrático. Nossa missão é clara: o mundo muda, a Estapar acompanha.