Estapar ganha licitação para administrar a Área Azul de Americana (SP) | Estapar Estacionamentos

Estapar ganha licitação para administrar a Área Azul de Americana (SP)

Novo sistema rotativo faz parte de programa para melhorar trânsito no município

A Estapar ganha a licitação para administrar a Área Azul Digital de Americana, interior paulista, e em breve iniciará a operação de estacionamento rotativo no município que terá 2.254 vagas em vias públicas da cidade. Também serão instalados 44 terminais de autoatendimento (parquímetros).

Com a Área Azul Digital, Americana fará parte do grupo das cidades mais modernas do mundo na gestão de vagas em vias públicas, dentre elas Nova Iorque, Londres, Madri, Los Angeles e São Francisco, que já adotaram modelos similares.

O principal objetivo da Área Azul é reorganizar, democratizar e promover a rotatividade e a acessibilidade das vagas no espaço público da região central da cidade. Com o tempo, a população perceberá significativa melhora na mobilidade urbana local, pois encontrará com facilidade vagas nas ruas em que o sistema estiver operando. Outra questão, será a melhoria do trânsito e a diminuição da emissão de poluentes.

A primeira fase do novo sistema, será implementado na região central do município que abrange os bairros Vila Rehder, Vila Jones e Jardim Girassol com o objetivo de organizar o espaço público, estimulando a rotatividade das vagas de estacionamento nas ruas mais movimentadas da cidade. 

Com o novo sistema de rotatividade, o cliente poderá utilizar o aplicativo “Vaga Inteligente” para smartphones e tablets, que permitirá ao usuário da Área Azul adquirir créditos para utilizar as vagas rotativas, habilitar as horas compradas, receber avisos da empresa que opera o sistema e consultar o saldo disponível. O sistema estará disponível, gratuitamente, para os sistemas operacionais Android e iOS.

O sistema contará com vagas destinadas especialmente para idosos e pessoas com deficiência. Haverá ainda vagas de curta permanência, denominadas Zona Branca. Nestas vagas é permitido o estacionamento por até 15 minutos com o pisca-alerta.