Estapar inova com recurso da Microsoft | Estapar Estacionamentos

Estapar inova com recurso da Microsoft

Responsável pela operação da Zona Azul na capital paulista, a Estapar implementou toda a infraestrutura do aplicativo 'Estapar Nova Zona Azul - SP' em nuvem no Microsoft Azure. Com isso, a empresa conta com mais segurança e escalabilidade para a plataforma, que atualmente conta com mais de 8 mil downloads/dia e milhões de usuários. 

A tecnologia trouxe agilidade nos processos e no gerenciamento de dados do app, que representa uma inovação na gestão da mobilidade urbana ao melhorar o fluxo do trânsito e a rotatividade das vagas públicas. Com o aplicativo, o usuário conta também com mais praticidade, pois pode comprar créditos do Cartão Azul Digital (CAD), renová-los ou acessar comprovantes em um só lugar. 

A ferramenta contribui ainda para o conceito de smart cities – ou “cidades inteligentes”, em português. Isso porque o aplicativo é utilizado de maneira estratégica para otimizar a mobilidade na cidade. Ele permite, por exemplo, que o usuário visualize em tempo real o status de ocupação da vaga. Com isso, o condutor não perde tempo rodando com seu veículo e se dirige diretamente ao local desejado.

Isso causa também grande impacto na sustentabilidade. Os dados do aplicativo atuam na diminuição dos congestionamentos, reduzindo por consequência as emissões de CO2 na atmosfera. Além disso, o cartão digital substitui o lixo que seria produzido pelos cartões de papel. 

A Companhia também está utilizando outros recursos da nuvem para análise de dados e geração de insights. Atualmente, as soluções utilizadas pela Estapar são as Máquinas Virtuais, Bancos de Dados (SQL e Cosmos DB), Storage e Backup, Firewall e App Services. 


É a Estapar inovando sempre nos serviços aos clientes e trazendo benefícios para toda a sociedade.