Futuro da mobilidade: o que muda no mundo? | Estapar Estacionamentos

Futuro da mobilidade: o que muda no mundo?

Os sistemas de transporte que conhecemos estão em mudança acelerada, cada vez mais próximos às fronteiras para uma nova fase: a era da conectividade e da sustentabilidade. O futuro aponta para serviços públicos e privados mais eficientes para as grandes cidades, mas ainda há grandes desafios para o setor.

Entre as tendências automotivas, temos os carros elétricos, materiais mais leves, sensores de segurança e dispositivos de comunicação de ponta que geram impacto em toda a cadeia, desde a produção às vias urbanas.

Como a mudança acontecerá?

Transportes alternativos, compartilhamento de veículos e carros de energia limpa já são vistos pelas cidades ao redor do mundo. Ainda que tímida, a presença dos veículos do futuro já indica a aprovação dos usuários e marca os primeiros passos de uma revolução urbana.

O que mais está em transformação?

Transporte Público
Para os transportes públicos, já é possível imaginar uma rede digital de serviço multimodal, em que o usuário poderá usar o smartphones e montar seu trajeto com opções de veículos autônomos e compartilhados. Além disso, todos poderão escolher entre o melhor preço, o menor tempo ou mais privacidade.

Energia Limpa
Adeus aos combustíveis fósseis! A entrada de veículos com novas tecnologias nas ruas gera muitos benefícios ao meio ambiente e às pessoas. Carros elétricos e veículos movidos a hidrogênio são algumas das alternativas que reduzem a poluição e aumentam a qualidade de vida dos cidadãos.

Novos Seguros
Os veículos conectados e as novas tecnologias de condução causaram impacto no mercado de seguro de carros. A perspectiva é que as transformações do setor alterem o formato, o preço e as políticas dos serviços oferecidos.