Histórias que nos inspiram – Américo Barbosa | Estapar Estacionamentos

Histórias que nos inspiram – Américo Barbosa

De família humilde, nosso gerente operacional em Belo Horizonte, o mineiro Américo Barbosa, teve uma infância bastante difícil. Sua mãe cuidava da casa e se desdobrava em serviços de costura e faxina. ‘Uma heroína’, conta Américo. O pai, com baixo grau de instrução, sustentava a família com empregos que lhe pagavam salário mínimo. ‘Mas nada tirava nossa felicidade. Minha adolescência foi em rua de terra, brincando e sendo feliz’.

Foi já nessa época, com apenas 13 anos, que ele teve sua primeira experiência profissional, no estádio Mineirão, em um bar. A partir daí, foi auxiliar de serviços gerais numa empresa de pronta entrega de roupas, auxiliar de reposição na divisão hidráulica de uma firma e lavador de veículos e encarregado numa empresa de lavagem a seco. ‘Foi então que tive meu início na área de estacionamentos, na Minas Park’, conta ele, que chegou a gerente administrativo numa experiência vivida no Rio de Janeiro (RJ).

Em 2007, Américo retornou para Belo Horizonte, sua cidade natal, assumindo a função de gerente administrativo da empresa na capital mineira, onde permaneceu durante 5 anos. Isso aconteceu quando a Estapar fez a aquisição da Minas Park, em 2012. ‘E aqui estou, muito grato e com expectativa de crescimento’, completa. Durante essa trajetória, ele faz questão de agradecer pessoas como Daniel Couri, Dega, Luciana (Gente e Gestão) e Márcia (RH).

A
pesar de poucos recursos e começar a trabalhar muito cedo, Américo nunca deixou de frequentar a escola e venceu as adversidades da vida, concluindo o Ensino Superior, em 2018. Aos 43 anos, se formou em Administração de Empresas. ‘Escolhi essa área pela questão financeira e também pela necessidade de me qualificar, me manter competitivo e mais produtivo’, afirma. Ele conta que o fato do curso envolver várias áreas como Economia, Contabilidade, Marketing, Logística, RH e Direito, também o estimulou.

Pai de quatro filhos, Américo revela que preza pela boa convivência no ambiente de trabalho. ‘Nosso negócio necessita cada vez mais de uma equipe com bons relacionamentos, entendendo as necessidades individuais e as de nossos parceiros’, acredita. Por isso, ele faz questão de agradecer seu time de operações, ‘desde o auxiliar de serviços gerais ao coordenador Samuel, recém promovido’.


De olho no futuro, a expectativa de Américo é estar preparado para aumentar o tamanho e a representatividade da regional. E destaca sua evolução profissional. ‘Durante toda minha trajetória, sempre procurei conquistar meu espaço sem atropelar ninguém, respeitando hierarquias e buscando o equilíbrio em tudo que me propus a fazer’. Nós da Estapar temos certeza disso, Américo!