Motorista sem multa por 1 ano ganhará benefícios

Maio é o mês de reflexão sobre as milhares de mortes causadas anualmente pelo trânsito em todo o mundo. E aqui no Brasil um cadastro que acaba de ser criado pelo Governo Federal, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), pode impactar diretamente na queda dos números de acidentes nas nossas vias. Os condutores inscritos nele e que não tenham levado multa nos últimos 12 meses terão benefícios fiscais e tarifários. Ou seja, bons motoristas serão recompensados! 

Previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o RNPC foi criado no dia 9 de maio e deve entrar em vigor em seis meses. Ainda não foram divulgadas as vantagens que terão os motoristas zerados em multas no último ano. Mas já se sabe que elas serão definidas por cada estado da federação. Já a adesão ao cadastro ficará a cargo do motorista, que precisará autorizar sua inclusão por meio de um aplicativo ou site. 


O condutor será excluído do RNPC, que ficará sob responsabilidade do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), em cinco casos específicos: por solicitação do próprio; quando for multado por alguma infração; quando tiver o direito de dirigir suspenso; quando a carteira estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias; ou se estiver cumprindo pena privativa de liberdade. 


Vale ressaltar que a consulta ao cadastro poderá ser feita por qualquer cidadão, basta fornecer ao sistema o nome completo e CPF do condutor. 


Nós acreditamos que o novo cadastro vai incentivar a prática da boa conduta no trânsito brasileiro, tornando-o mais seguro. E isso vai diretamente de encontro ao mote da campanha deste ano do Maio Amarelo: juntos salvamos vidas!