Noruega já é a terra da eletromobilidade | Estapar Estacionamentos

Noruega já é a terra da eletromobilidade

Quando falamos que o fim das vendas de carros a combustão será uma realidade em breve, pensamos em datas como 2028, 2030 ou mais. Afinal, a mudança engloba muitos fatores, como cadeias de produção e hábitos do consumidor. 

Mas acredite, isso já é uma realidade no país com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, a Noruega. Ainda que sejam permitidos rodar, os veículos à gasolina ou diesel não têm mais vez na nação europeia. 

Hoje, a Noruega é literalmente a terra do carro elétrico. Em 2021, 62% dos emplacamentos foram de automóveis desse tipo. E em janeiro deste ano, 90,5% das vendas foram de eletrificados. E isso não inclui híbridos comuns ou micro-híbridos. Estamos falando de carros 100% elétricos.

Analistas estimam que já em 2023 o mercado norueguês zere as vendas de carros à combustão. Nesta seara fora da curva, a Tesla é a líder de vendas, mas em janeiro o Audi Q4 e-tron foi o mais comprado.

Aqui no Brasil estamos nos preparando para atender esse mercado crescente, sem dúvida o futuro da eletromobilidade. A Ecovagas, primeira rede semipública de carregamento de veículos elétricos do país, criada em 2020 em uma parceria com a Enel X, já conta com mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades e em 13 estados brasileiros.


E com a conclusão da fusão entre a Ecovagas com a Zletric, empresa especializada em energia para recarga de veículos elétricos e híbridos, esse número saltará para cerca de 500 pontos e até o fim do ano serão 1000 pontos. Clique aqui e saiba mais.