Ônibus articulado elétrico é novidade no Brasil | Estapar Estacionamentos

Ônibus articulado elétrico é novidade no Brasil

A população de São José dos Campos (SP) ganhou o primeiro ônibus articulado elétrico do país. Trata-se de um veículo leve sobre pneus (VLP) integrado desde o final de março à rede de transporte público da maior cidade do Vale do Paraíba.

Outros 11 carros iguais a esse serão entregues até outubro e vão integrar a Linha Verde da cidade, que é composto por um corredor exclusivo para o coletivo não poluente. A frota foi produzida pela empresa BYD, que tem fábrica em Campinas (SP).

Os carros são 100% elétricos e usam bateria de fosfato ferro lítio, que dão autonomia de 250 km com carga completa de três horas. Cada um transporta 168 passageiros, com espaço para cadeirantes, não emitem ruídos e têm portas equipadas com dispositivo antiesmagamento.

Nós da Estapar comemoramos duplamente a novidade. Corredores de ônibus são uma boa solução para as médias e grandes cidades brasileiras, que sofrem com demanda reprimida e trânsito pesado. E é mais um caminho para a redução de emissões de carbono na atmosfera.