Salvador integra lista das cidades mais inteligente do mundo

Salvador já integra a lista das cidades mais inteligentes do mundo. Na última edição do estudo IESE Cities in Motion Index, a capital baiana é a única do Norte e Nordeste do país a constar no ranking das 165 smart cities, que tem Nova Iorque como líder. Apenas outros cinco municípios brasileiros estão presentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Hoje, Salvador conta com diversas iniciativas inovadoras e sustentáveis, incluindo projetos que facilitam o acesso do cidadão a serviços públicos, como é o caso da adoção de aplicativos.

Para o Governo Municipal, a presença de Salvador no ranking é fruto do esforço que vem sendo feito nos últimos seis anos, com ações que envolvem desde infraestrutura, tecnologia a possibilidades de participação da sociedade civil. Além de aplicativos, outras iniciativas tornam a cidade cada vez mais inteligente; a exemplo da criação de comitê interno de inovação; do Hub Salvador; do estabelecimento de um calendário de eventos de inovação e lançamento de editais para atração e desenvolvimento de startups, na busca de soluções tecnológicas para atender às necessidades da gestão dos cidadãos.

Um exemplo para Salvador integrar essa lista é a Zona Azul Digital que busca facilitar a vida dos motoristas no momento do estacionamento rotativo e a Estapar contribui oferencendo a cidade o aplicativo Estapar Zona Azul, que ajuda o cidadão de Salvador a estacionar o carro sem preocupação e ainda conta com diversas facilidades como a comodidade de reservar sua vaga no Aeroporto de Salvador e na Itaipava Arena Fonte Nova.