SP planeja rede de trens elétricos expressos | Estapar Estacionamentos

SP planeja rede de trens elétricos expressos

O deslocamento de passageiros entre médias e grandes cidades do Estado de São Paulo pode começar a tomar outra forma a partir de 2022. É para quando está previsto o leilão da primeira linha do Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital paulista à Campinas, com parada em Jundiaí.

O projeto reúne duas esferas de Governo, estadual e federal, e vai utilizar modelos elétricos com capacidade para 500 usuários/sentados e velocidade de até 120 km/h. Isso o tornaria o trem de passageiros mais rápido do país. E com o diferencial de contar com apenas uma parada em cada município, ou seja, uma linha expressa. 

A implantação do TIC SP-Campinas depende da renovação do contrato da empresa que opera o transporte de cargas na malha ferroviária federal. Com a prorrogação a empresa fará a separação das linhas destinadas à carga e a passageiros, para que o novo modal possa circular. 

Numa segunda fase, o projeto do TIC prevê a extensão da linha de Campinas até Americana. Posteriormente, o plano é que outras linhas partindo de São Paulo sejam implantadas até 2030, beneficiando passageiros de importantes cidades, como Sorocaba, São José dos Campos e Santos.


Diante do compromisso com a mobilidade urbana no nosso país, nós da Estapar celebramos projetos como esse, que utilizam energia limpa, renovável e sem a emissão de poluentes. O planeta agradece!