Summit Mobilidade Urbana Latam 2018 | Estapar Estacionamentos

Summit Mobilidade Urbana Latam 2018

No dia 25 de maio, a Estapar teve a oportunidade de conferir o evento “Summit Mobilidade Urbana Latam 2018”, realizado pelo Estadão. O encontro trouxe especialistas nacionais e internacionais para refletir, discutir e transformar o futuro do mercado. O evento apontou para a importância da integração entre poder público, sociedade e empresas na busca por alternativas capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desempenho econômico do País.

Nos próximos dias, vamos trazer textos que foram temas durante o Summit e tiveram destaques no caderno especial produzido pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Setor Privado alavancam soluções de mobilidade

Um dos temas discutidos no painel “Mobilidade LTDA: o papel das empresas privadas no setor” durante o Summit contou com a participação de Andreas Facco Bonetti, CEO da Divisão de Mobilidade da Siemens Brasil. Para reforçar a urgência de soluções para questões relacionadas aos deslocamentos e transportes em metrópoles como São Paulo, o executivo apresentou dados preocupantes.

Atualmente 54% da população mundial mora em cidades, em 2050 esse número passará para 70%. Somente no Brasil, 85% vivem em centros urbanos, considerando São Paulo a quarta cidade mais congestionada do mundo. “Diante desse cenário, é crucial fazer com que as pessoas renunciem ao uso do transporte individual. Isso vai acontecer quando tivermos uma estrutura de transporte multimodal integrada e eficiente”, afirmou Bonetti.

O diretor-executivo de Soluções Digitais da Embratel, Mário Rachid, mencionou, durante o painel, o aplicativo sueco Ubigo, que também possibilita o transporte intermodal. Segundo ele, a tecnologia vai conectar cada vez mais tudo e todos e prover soluções de mobilidade, usando como exemplo o Waze que distribui o fluxo de carros e ameniza o trânsito.

Fonte: O Estado de S. Paulo