Tecnologia permite intercâmbio de informações nas vias públicas em tempo real | Estapar Estacionamentos

Tecnologia permite intercâmbio de informações nas vias públicas em tempo real

No Brasil, faz pouco tempo que itens de segurança deixaram de ser opcionais e se tornaram obrigatórios nos automóveis. Nos últimos anos, cada vez mais montadoras estão empenhadas em desenvolver equipamentos que reduzam o número de acidentes e garantam a segurança de passageiros e pedestres.

Algumas marcas já estudam uma tecnologia conhecida como C-V2X, que permite que veículos se comuniquem com todos os integrantes das vias públicas. Com esse sistema, carros poderão transmitir informações de segurança em tempo real para outros automóveis.

A Ford é uma dessas empresas que já pensa em disponibilizar o serviço a partir de 2022 nos Estados Unidos. Segundo a norte-americana, será possível tornar a comunicação mais rápida e efetiva nas vias, permitindo que veículos troquem informações sobre acidentes, preferências em cruzamentos, irregularidades nas vias e até movimentação de pedestres.

A tecnologia foi planejada para funcionar com conexão 5G e permitirá que cada carro equipado com o sistema gere uma série de dados sobre a rua em que está circulando. Nós da Estapar entendemos que toda conectividade que facilite a mobilidade urbana é importante para tornar o trânsito cada dia mais seguro e eficiente.