Tudo o que você precisa saber sobre a CNH Digital | Estapar Estacionamentos

Tudo o que você precisa saber sobre a CNH Digital

Quem nunca saiu de casa dirigindo e, de repente, se lembrou que havia esquecido a carteira de habilitação em casa? Você não precisará mais passar por esse tipo de sufoco se tiver a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)!

A versão eletrônica da CNH tem o mesmo valor jurídico que a impressa e sua obtenção é opcional, mas vale muito a pena ter o documento digital, pois ele pode ser acessado a qualquer momento de um smartphone, por exemplo.

A solicitação deve ser feita pelo aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito) da SERPRO, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de apps. A tecnologia está disponível para condutores que possuem CNH emitida após maio de 2017.

O verso do documento possui um QR Code impresso que dá acesso ao aplicativo sem que seja necessário ter um certificado digital ou intervenção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Inclusive, de acordo com dados do Detran, mais de 27 milhões de motoristas brasileiros já possuem a CNH com essa facilidade. Para ter acesso ao documento eletrônico, que poderá ser acessado pelo celular mesmo sem internet, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e se cadastrar.

O usuário receberá um e-mail para ativação do cadastro e, após esse passo, é preciso fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento” para dar início ao pedido da CNH digital. Assim que a solicitação for feita, o usuário deverá fazer a “prova de vida”, ou seja, comprovar, através da própria câmera do celular, que a pessoa fazendo a solicitação é o próprio condutor.

Em seguida, após a confirmação, o número do celular deverá ser informado e o documento eletrônico da CNH digital será disponibilizado. Para finalizar, o aplicativo solicitará a criação de uma chave de acesso de quatro dígitos que deverá ser inserida sempre que o documento digital for consultado, podendo ser trocada também para a opção de impressão digital, caso o condutor prefira.

Viu só como é fácil? Pegue já a sua CNH para ver se a opção de QR Code está disponível e faça já a solicitação da sua CNH digital: praticidade e agilidade a um toque!