Volvo testa carregamento de elétricos via wireless | Estapar Estacionamentos

Volvo testa carregamento de elétricos via wireless

 

As novidades não param de chegar no setor da eletromobilidade. A sueca Volvo Cars está testando em Gotemburgo, segunda maior cidade do país europeu, um projeto piloto que vai facilitar, em breve, o carregamento de veículos elétricos. É a recarga via wireless.

A tecnologia está sendo avaliada em uma parte da frota da Cabonline, maior operadora de táxis da Escandinávia. Para isso, a empresa está utilizando o modelo Volvo XC40 Recharge, um suv 100% elétrico e compatível com a inovação. Eles serão testados por 12 horas/dia e vão rodar 100 mil km durante um ano.

O processo é simples. Quando parado numa vaga pré-determinada, o veículo se posiciona, com o auxílio de suas câmeras 360º, sobre uma 'almofada' localizada no solo. Em seguida, o carregamento começa automaticamente. Ou seja, o motorista não precisa sair do carro ou conectar qualquer tipo de cabo ou fio de alimentação. 

No solo, a estação de carregamento envia a energia que é recebida por uma unidade receptora no XC40. Para isso estão sendo utilizadas estações com potência de mais de 40 kW, quatro vezes mais rápida que os carregadores convencionais.


Estamos ansiosos para que isso se torne realidade em breve. Assim que os carros compatíveis com o sistema estiverem disponíveis no Brasil, vamos iniciar os testes nos nossos pontos de carregamento, a Ecovagas. A primeira rede semipública do Brasil de recarga de elétricos, uma parceria com a Enel X, já possui mais de 200 vagas espalhados pelo país.