Estapar Ecovagas

Estapar Ecovagas: carregamento de veículos elétricos

 

A Estapar, a maior rede de estacionamentos do País, e a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, firmaram desde o fim de 2020 uma parceria estratégica afim de criar a primeira rede de carregamentos de veículos elétricos semipública integrada e conectada do Brasil. Através da nova empresa chamada ECOVAGAS a rede contará, em uma etapa inicial, com 200 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium dos estacionamentos da Estapar.

A instalação dos pontos já está sendo realizada e com previsão de término para o primeiro semestre de 2021. Os equipamentos a serem instalados trazem a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente semi-rápido, abastecendo 80% da bateria de um automóvel elétrico e híbridos plug-in em aproximadamente 3 horas.

Ao contrário das estações de recarga disponibilizadas pelo mercado atual, o diferencial da nova empresa, Ecovagas, é a experiência proporcionada ao cliente. A partir do início da operação, o cliente poderá, em tempo real, visualizar os pontos Ecovaga, dirigir-se até o local com segurança e recarregar seu veículo em poucos minutos. Nos grandes centros urbanos, 90% das cargas necessárias para garantir a volta para casa são de apenas 30 minutos.

As vagas são especialmente sinalizadas para os veículos híbridos plug-ins e elétricos, e contam com o acompanhamento de profissionais para o gerenciamento das instalações, manutenção da rede real time, energia e gerenciamento por meio de tecnologia e software que permitem o nível de serviço e de funcionamento dos equipamentos, tudo em prol de garantir a eficiência e uso da rede.

As 200 Ecovagas estão sendo instaladas em estacionamentos premium localizadas em shopping centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino. As estações de recargas serão disponibilizadas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).

 

Parceria com as empresas

Os diferenciais da Ecovagas, que já conta com a Volvo Cars e a Stellantis como parcerias conveniadas ao membership, são a experiência de comodidade, segurança dos pontos, visibilidade da rede e conectividade proporcionada ao cliente. Através do aplicativo Vaga Inteligente, o consumidor poderá após a conclusão da rede, em tempo real, visualizar os pontos de carregamento disponíveis em seu smartphone e dirigir-se até o local mais próximo para recarregar seu veículo em poucos minutos. O Vaga Inteligente é o app de estacionamentos da Estapar, disponível nas lojas de smartphones Apple Store e Google Play.

Somente os clientes das marcas conveniadas ao membership terão direito ao uso do serviço de recarga gratuita. Para usufruir deste benefício, os clientes Stellantis e Volvo devem se cadastrar no aplicativo Vaga Inteligente, garantindo acesso às estações de recarga do projeto.

Os proprietários de veículos de outras montadoras não-parceiras do projeto poderão acessar gratuitamente os pontos de recarga do Ecovagas por um prazo inicial de até seis meses após o início da operação. Encerrado este período, o sistema irá restringir o acesso gratuito apenas aos clientes das empresas parceiras. Os usuários das demais marcas poderão continuar a utilizar o serviço por meio do pagamento da taxa de uso dos carregadores através dos balcões de atendimento nos estacionamentos ou app Vaga Inteligente.