Entenda o que muda com a concessão da Zona Azul de São Paulo

Entenda o que muda com a concessão da Zona Azul de São Paulo

 

Gostaria de ter o meu saldo de CADs (Cartão Azul Digital) migrado para o novo app exclusivo da Zona Azul. O que devo saber?
A Zona Azul de São Paulo passou por uma fase de migração dos CADs dos demais apps. Se você tinha saldo de CADs em outros apps, fique atento! A migração ocorreu entre o dia 15/02/2021 até dia 28/02/2021, dependendo do cronograma estipulado entre a empresa do seu antigo app e a Prefeitura. Após a migração do seu saldo para o novo App Estapar Nova Zona Azul-SP, você poderá acessar o "histórico" de movimentações para visualizá-lo em até 48 horas após a realização do seu cadastro no novo app.
 
Ainda tenho saldo no outro app da Estapar, “Vaga Inteligente”, e não consigo usá-lo no novo aplicativo “Estapar Nova Zona Azul-SP”. Como faço?
Para os usuários com saldo de CADs no "Vaga Inteligente", a portabilidade deste saldo foi feita de forma segura e automática para o novo App “Estapar Nova Zona Azul - SP”, desde o dia de 30 de novembro de 2020.
Se você possui saldo de dinheiro (R$) na carteira virtual, pode continuar utilizando os demais serviços do app da Estapar, “Vaga Inteligente”, como pagar estacionamentos, reservas em aeroportos e arenas, Zona Azul de outras cidades, entre outros. Ressaltamos que a Concessão da Prefeitura de SP permite apenas a transferência do saldo de CADs e não do saldo de dinheiro (R$) na carteira virtual.
Como vejo a portabilidade dos CADs (Cartão Azul Digital) dentro do novo app “Estapar Nova Zona Azul - SP?
Em até 48 horas após o cadastro no novo app, você pode consultar o menu “Histórico” e lá estará a informação “Portabilidade CAD” com o montante transferido do seu antigo app.
A portabilidade é segura?
Para que a portabilidade aconteça de forma segura, estamos trabalhando junto com o Poder Público e as empresas de aplicativos.
Consigo comprar ou ativar CAD (Cartão Azul Digital) sem meu celular ou smartphone?
Temos pontos de venda autorizados no comércio local, disponível para consulta em www.estapar.com.br/novazonaazulsp. Você tem a opção de ativar seu CAD através de Portal na Internet, SMS e telefone, desde que possua cadastro.
O que muda com a Concessão da Zona Azul em São Paulo?
A Estapar assumiu a concessão da Nova Zona Azul de São Paulo para melhorar a sua experiência, investindo em tecnologias de identificação automatizada, serviços de informação ao usuário sobre vagas disponíveis em tempo real e manutenção de toda a sinalização vertical (placas) e horizontal (demarcação das vagas). 
Como funcionava a Zona Azul antes dessa mudança?
Antes havia várias opções de aplicativos que apenas comercializavam o Cartão Azul Digital (CAD) e agora a Estapar assumiu o serviço para modernizar a sinalização nas ruas e placas, apoiar o serviço de fiscalização e melhorar a experiência dos usuários para promover melhor fluidez no trânsito. Por isso, foi criado um único aplicativo “Estapar Nova Zona Azul – SP”, para que você saia de casa já sabendo onde tem mais chance de encontrar uma vaga.
É fácil encontrar e baixar o novo App?

O aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos. 

Para smartphones Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.estapar.sp

Para smartphone iOS - https://apps.apple.com/br/app/estapar-nova-zona-azul-sp/id1519008680

É só fazer o download e se cadastrar. Para sua segurança, pedimos uma validação por SMS e E-mail. Lembre-se sempre de checar a caixa de “spam” ou promoções. Se você tem dúvidas ou precisa de alguma informação, temos um canal exclusivo para esclarecimentos, acesse o site e clique no botão “Precisa de Ajuda?”: estapar.com.br/novazonaazulsp. Em caso de reclamações ou solicitações, por favor ligue para 156 e digite as opções 1-4-4-2 ou acesse o link do Portal SPP156: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/.

Quais são os principais vantagens do novo App?

• A possibilidade de visualizar em mapa sua localização e o nível de ocupação das vagas em seu destino,  o que reduzirá a circulação em busca de um local para estacionar. As cores representam a ocupação das vagas, sendo vermelha alta ocupação de carros; amarela média disponibilidade de vagas e verde maior chance de encontrar uma vaga. 

• Alerta de tempo restante para o veículo permanecer na vaga da Zona Azul que são enviados automaticamente ao smartphone até 15 minutos e 5 minutos antes da expiração do CAD, com a possibilidade de renovação remota.

Quais são os principais benefícios do sistema?
O sistema de Zona Azul de São Paulo foi desenhado para que todas as pessoas tenham acesso às vagas para estacionar e não aquelas que chegam antes ou pagam mais. Com as funcionalidades do novo app, reduzimos a circulação em busca de um lugar para estacionar, melhora a mobilidade urbana e reduz emissão de gases poluentes.
Sou pessoa Jurídica. Existe uma solução para empresas com frotas?
Com a solução para empresas, você acompanha em tempo real os gastos da sua frota e define por colaborador os limites de uso de CADs. Contamos também com um portal exclusivo para controle da Zona Azul. Para mais informações, nos contate pelo e-mail: corporativo.zad@estapar.com.br.
Como ficou o funcionamento da Zona Azul durante os feriados emergenciais dos dias 26/03/2021 e de 29/03/2021 a 02/04/2021?
A antecipação de cinco feriados anunciada pela Prefeitura de São Paulo em 18 de março de 2021 entrou em vigor em 26/04/2021, numa tentativa de aumentar o isolamento social e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade.
Com a medida, ficou suspensa a ncesessidade de ativação do Cartão Azul Digital (CAD) nas vagas de Zona Azul da cidade nas datas determinadas, conforme segue, exceto para algumas áreas específicas que funcionaram normalmente, sendo elas:
1 - Mercado Municipal da Cantareira;
2 - Vias de Funcionamento com sinalização vertical com regulamentação específica para funcionamentos em feriados.
SUSPENSÃO EMERGENCIAL (DECRETO 60.131 18/MARÇO/2021)
- Dias 26/03, 29/03, 30/03, 31/03, 01/04, 02/04/2021 - Ativação de Zona Azul suspensa.
- Dias 27/03, 03/04, 04/04, 05/04/2021 - Funcionamento nomal da Zona Azul.
*Nas datas não abrangidas pelo Decreto Nº60.131 (18/03/2021) de antecipação de feriados & Portaria SMT/DSV Nº108 (06/12/2019), a Zona Azul não esteve suspensa e seguiu as regras normais de funcionamento.