Água como combustível é possível? | Estapar Estacionamentos

Água como combustível é possível?

Na semana passada, falamos aqui no nosso blog sobre veículos que no futuro serão movidos à Hidrogênio. Na queima com o oxigênio puro, os únicos produtos residuais são o calor e a água.

 

A ideia de utilizar a água em estado líquido como combustível já é um sonho antigo para substituir a gasolina, álcool e etanol em veículos comuns. Muitas teorias buscam comprovar se o motor de um automóvel pode mesmo funcionar tendo a fórmula H20 como combustível.

 

Se levarmos o modelo de uma locomotiva a vapor como ponto de partida, essa ideia se torna um pouco mais palpável. No final, a água pode, comprovadamente, funcionar como um tipo de condutor combustível, sendo utilizada em seu estado bruto, para gerar energia elétrica e alimentar motores movidos à eletricidade.

 

Entretanto, utilizar a água em seu estado bruto como simples combustível ainda é um processo complexo. Para que isso seja possível, precisamos separar o Hidrogênio (H2) do Oxigênio (O), o que torna o processo caro.

 

Em Israel, a startup australiano-israelense Electriq~Global apresentou uma tecnologia tida como revolucionária capaz de gerar combustível, a partir de água, para carros elétricos. Além de separar o hidrogênio do oxigênio, é incluída uma substância chamada Tetraidrobiopterina (BH4) e que conduz a produção de hidrogênio por meio dessa mistura. Diferente de usar o H2 em estado bruto, essa se torna uma solução não inflamável, de fácil uso e transporte.

 

Nós da Estapar entendemos que este desafio da indústria automobilística pode mudar a história de emissões de poluentes em nosso planeta. No mesmo caminho, hoje já incentivamos o uso de energia elétrica como combustível e até disponibilizamos carregadores para estes automóveis em alguns de nossos estacionamentos. Soluções como esta estão transformando a mobilidade urbana e a qualidade de vida nos principais centros urbanos.