COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS | Estapar Estacionamentos

COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS

Os combustíveis tradicionais, como a gasolina e o diesel, são grandes responsáveis pela poluição do meio ambiente. Além de emitirem dióxido de carbono, extraem um recurso natural: o petróleo. Pensando nisso, algumas alternativas sustentáveis de abastecimento já estão sendo discutidas e implementadas.

O biocombustível é uma opção natural, movida a cana de açúcar, mamona, soja, mandioca ou babaçu. Apesar de também emitir poluentes, isso ocorre em menor quantidade em relação ao modelo anterior.

Outra dessas alternativas é o etanol celulósico, que é produzido pela quebra de fibras vegetais, aproveitando as folhas e o bagaço da cana, que seriam descartados na produção do etanol comum. No Brasil, ainda está passando por adaptações.

O ar comprimido é outro modelo eficaz que não produz gases poluentes. Elaborado na França, o carro sustentável AIRPod é o primeiro modelo movido a partir desse combustível.

hidrogênio também é uma boa opção devido à grande disponibilidade desse componente na atmosfera, tornando o combustível mais barato, além de não haver emissão de gases poluentes. No entanto, seu baixo rendimento é um ponto negativo.

E muitos falam do Gás Natural Veicular (GNV). Feito a partir do metano, ele é capaz de reduzir a emissão de poluentes. Pode ser instalado em qualquer veículo e é mais barato do que a gasolina e o diesel. 

Também existem as opções solares e elétricas. A primeira apresenta um painel fotovoltaico que converte a luz do sol em energia. Esses exemplares de carros são feitos de forma aerodinâmica. Já o segundo utiliza baterias que acumulam a eletricidade e permitem que o automóvel se movimente, sendo capaz de fazer o mesmo que os modelos tradicionais.

As opções são muitas, assim como os benefícios para o meio ambiente. Reduzir as emissões de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa é um compromisso firmado pelo país que até virou lei. E nós da Estapar acreditamos que ser consciente é uma necessidade coletiva. Pensar no planeta é pensar na vida. Faça escolhas sustentáveis!