Confira quatro dicas para o seu carro no Verão | Estapar Estacionamentos

Confira quatro dicas para o seu carro no Verão

Você sabia que o número de dias com altas temperaturas vem aumentando ano após ano? Só para se ter uma ideia, um novo recorde no Brasil foi registrado oficialmente no nosso país nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em Nova Maringá (MT). Foram incríveis 44,8°C.

E assim como os seres humanos e atividades como agricultura e pecuária são afetados, máquinas também são. Portanto, é preciso ter cada vez mais cuidados com seu carro, principalmente nesta época do ano. Veja a seguir algumas dicas que separamos pra você:

Evite estacionar ao sol - Tente encontrar uma vaga em espaços com sombra. Isso vai evitar danos na pintura, nas borrachas e também no interior do veículo. Ou pare seu carro em um estacionamento coberto. Nós temos aproximadamente 400 mil vagas disponíveis pelo país. Se não for possível, ao menos use uma proteção no para-brisa para reduzir a incidência de raios solares e o calor dentro do carro.

Cuidados com o ar-condicionado - Quando for entrar no carro, deixe as janelas abertas para que o ar natural circule dentro dele. Dirija por dois quarteirões até renová-lo. Só depois ligue o ar-condicionado do seu veículo. E desligue o ar dois minutos antes de chegar ao seu destino. Assim, você economiza um pouco de combustível e evita o choque térmico ao sair do carro.

Lave na sombra - Um erro muito comum em dias quentes é lavar o veículo ao sol. E isso é muito ruim para a lataria do seu carro. Ela esquenta demais e causa a evaporação rápida da água usada na limpeza. Geralmente, isso acarreta manchas permanentes na pintura do seu veículo. Mais uma vez a gente indica locais com sombra para esta tarefa.


Arrefecimento e calibragem - Mantenha o sistema de arrefecimento sempre em dia. Em caso de motor fervendo, pare imediatamente e acione o seguro. Fique esperto também com os pneus, já que o ar tende a se expandir quando é aquecido. Isso significa que o verão pode mascarar a calibragem exata deles. Nossa dica é calibrá-los pela manhã.