DataSUS: 33 motociclistas morrem por dia no Brasil | Estapar Estacionamentos

DataSUS: 33 motociclistas morrem por dia no Brasil

 

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo e os motociclistas estão entre as principais vítimas. De acordo com o DataSUS, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, 119.735 condutores de motos morreram entre os anos de 2012 e 2021, a primeira década de ações para a redução de mortos e feridos no trânsito, estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

São 33 motociclistas que morrem todos os dias e a maioria dessas vítimas são homens (89%) e jovens, entre 20 e 24 anos (18% das vítimas). Eles deixam famílias, amigos e todas as possibilidades e bons momentos que uma vida poderia oferecer. Do total de óbitos em 2012, 28% eram motociclistas, e em 2021, mais de um terço (35%) das vítimas eram motociclistas.

A vulnerabilidade também é um ponto de atenção e pode ser comprovada pelo perfil de internações. Segundo uma análise de 2023 feita pelo CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), com dados de 2008 a 2018, apenas 10% dos motociclistas internados por conta de sinistros de trânsito recebem alta hospitalar sem prejuízos ou incapacidade. Ou seja, as chances de sair ileso são bem pequenas. 

De acordo com dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em 2023, 28.245 motociclistas ficaram feridos, sendo que 8.253 em estado grave. É uma média de 77 feridos por dia nas rodovias federais. Por isso é importante que cada condutor faça a sua parte no trânsito, com empatia, atenção e respeito às leis.  

Os motociclistas devem usar sempre os equipamentos de segurança, como o capacete, luvas e jaquetas refletivas. Já os motoristas devem ficar atentos ao seu entorno, aos pontos cegos e evitar manobras bruscas, protegendo principalmente os motociclistas, ciclistas e pedestres.

Na qualidade de ‘Empresa Laço Amarelo’ a gente ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. E lembre-se: No trânsito, escolha a vida!

Texto colaborativo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)