Ecovagas da Estapar assina acordo com Zletric para unir suas operações de eletromobilidade

A conclusão das negociações resultará em um dos maiores players de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos do Brasil

A Ecovagas, primeira rede de carregamentos de veículos elétricos semipública integrada e conectada do Brasil, criada em 2020 em uma parceria entre a Estapar e a EnelX, assinou um acordo com a Zletric, empresa especializada em energia para recarga de veículos elétricos e híbridos, para combinar as suas estruturas, formando uma única empresa. A negociação visa ampliar o mercado brasileiro de eletromobilidade e a infraestrutura de recarga de veículos eletrificados, nos principais pontos onde o usuário pode estacionar seu carro, seja em estacionamentos localizados em aeroportos, prédios comerciais, shopping centers, arenas e hospitais, por exemplo, ou na esfera residencial, com soluções e tecnologia para condomínios em diferentes localidades.

Atualmente, a Ecovagas conta com mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades e em 13 estados brasileiros. Até o fechamento do negócio, esse número saltará, de forma combinada, para cerca de 500 pontos. A expectativa é de que, até o fim de 2022, estejam disponíveis até mil pontos para todos os públicos, sejam frotistas, montadoras, locadoras e gestoras, além de consumidores finais que já possuam carros elétricos e híbridos.

“A recarga dos veículos elétricos será uma quebra de paradigma, pois não será feito em locais de passagem, como acontece com os postos de combustíveis hoje. As pessoas otimizarão seu tempo carregando seus veículos enquanto estacionados, simultaneamente fazendo outras atividades diárias ou em suas residências”, explica André Iasi, CEO da Estapar, controladora da Ecovagas.

O movimento das empresas pretende criar uma operação com alta escalabilidade, se consolidando como o principal player do segmento e grande facilitador do ecossistema de eletromobilidade no país. A união das empresas leva em conta que a Ecovagas, focada no segmento semipúblico, reúne os melhores pontos de estacionamento da Estapar, com sua alta recorrência de uso, e a Enel X, relevante player do setor de energia elétrica, garante a qualidade e experiência internacional. Já a Zletric, com sua agilidade de uma startup, está focada em tecnologia para a operação, com presença importante no segmento residencial.

“A base de clientes da Estapar e seus parceiros é fundamental para alimentar o mercado, pois a recorrência física dos clientes nos estacionamentos é enorme, da mesma forma que no uso dos aplicativos da companhia também, portanto, será de grande valia usar essas ferramentas para captar novos usuários”, afirma Pedro Schaan, CEO da Zletric.

Grandes nomes do mercado já possuem acordos com as empresas: Volvo, Stellantis (conglomerado de marcas como Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, entre outras), Nissan e Movida são exemplos. A Ecovagas oferece o gerenciamento da instalação dos carregadores elétricos, manutenção de toda a rede, energia e software de gestão real time. Por meio do aplicativo Vaga Inteligente, o consumidor poderá, em tempo real, visualizar os pontos de carregamento disponíveis em seu smartphone e dirigir-se até o local mais próximo para recarregar seu veículo em poucos minutos. As vagas são especialmente sinalizadas para os veículos híbridos plug-ins e elétricos e contam com o acompanhamento de profissionais para o gerenciamento das instalações.


Sobre a Ecovagas: A Estapar, a maior rede de estacionamentos do País, e a Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, criaram em 2020 a Ecovagas, a primeira rede de carregamentos de veículos elétricos semipública integrada e conectada do Brasil. Inicialmente, a empresa nasceu com mais de 200 estações de recarga em cerca de 100 pontos premium dos estacionamentos da Estapar, em 29 cidades. A startup pretende se consolidar como o principal player do mercado brasileiro. As vagas são especialmente sinalizadas para os veículos híbridos plug-ins e elétricos, e contam com o acompanhamento de profissionais para o gerenciamento das instalações, manutenção da rede real time, energia e gerenciamento por meio de tecnologia e software que permitem o nível de serviço e de funcionamento dos equipamentos, tudo em prol de garantir a eficiência e uso da rede.

Sobre a Zletric: A startup foi criada em 2019 com o plano de oferecer uma solução inteligente para mobilidade urbana, entregando energia limpa em uma rede de recarga para veículos elétricos. Hoje a Zletric já instalou mais de 170 estações e pretende entregar mais de 300 até o final do ano, em diferentes estados. A tecnologia foi desenvolvida e fabricada no Brasil, focada em entregar o melhor que o mercado pode oferecer aos brasileiros. A Zletric está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Pará, além do Distrito Federal.  A startup oferece soluções para condomínios residenciais, redes de supermercados, shoppings, hotéis, e diversos outros segmentos.