Eletromobilidade e o ponto de inflexão | Estapar Estacionamentos

Eletromobilidade e o ponto de inflexão

 

Um estudo detalhado da Bloomberg Green, agência de notícias sobre clima e sustentabilidade, aponta que 25 países já atingiram o chamado ponto de inflexão no mercado de carros elétricos. E você sabe o que significa isso? Indica que esses modelos alcançaram pelo menos 5% das vendas totais de veículos nestas nações.

 

Segundo o levantamento, no final de 2022 cinco novos países entraram no grupo que superou essa marca: Canadá, Austrália, Espanha, Tailândia e Hungria. Eles se juntam aos Estados Unidos, China e vários países da Europa Ocidental, que já haviam atingido o market share de 5% antes.

 

Especialistas apontam que quando um mercado passa do ponto de inflexão indica que é o início da adoção em massa. A partir daí, pelo histórico de países que já superaram esse patamar, a trajetória de 5% até chegar a 25% de participação no mercado leva apenas quatro anos, em média.

 

Os números mencionados acima valem apenas para os carros elétricos a bateria (BEV). No entanto, a análise mostra dinâmicas diferentes de acordo com o mercado. Na Europa, por exemplo, os híbridos plug-in tiveram ampla adoção num primeiro momento, enquanto outros mercados como EUA e China foram direto dos modelos a combustão para os elétricos a bateria.

 

E o Brasil? Por aqui a participação dos elétricos no mercado nacional é de aproximadamente 1%. Números ainda baixos, mas as vendas têm crescido em ritmo acelerado. As previsões indicam que podemos chegar a 10% até 2030. 

 

Para acompanhar toda essa evolução do mercado de elétricos, temos a Zletric entregando energia para qualquer tipo de recarga - em casa, na cidade ou na estrada. São mais de 600 carregadores, em 15 estados, além da maior rede privada de carregadores rápidos em funcionamento, com nove unidades nos estados de SP, SC e RS.