Estapar inicia operação da Área Azul em Americana | Estapar Estacionamentos

Estapar inicia operação da Área Azul em Americana

A Estapar venceu a licitação aberta pela Prefeitura de Americana e, nesta semana, passou a operar a Área Azul da cidade. No primeiro momento, até 31 de janeiro, a empresa irá operar em modelo de orientação, ou seja, a cobrança já existirá, mas o processo será acompanhado pelos profissionais da empresa que atuarão na Área Azul. A partir de fevereiro, a fiscalização do sistema rotativo passará a feita por agentes e por dois veículos de videomonitoramento. Além da consulta sobre os registros no sistema, haverá a transmissão online das informações ao órgão gestor de trânsito para aplicação de eventuais penalidades.

A companhia faz a administração de 2.020 vagas disponíveis, sendo 382 para motos, 108 para idosos, 44 para deficientes e 36 vagas para parada rápida (Zona Branca), 24 para carga e descarga e 11 de embarque e desembarque. O objetivo, com o estacionamento rotativo, é colaborar cada vez mais com a mobilidade urbana no centro da cidade, melhorar o fluxo de veículos e permitir que motoristas encontrem vagas rapidamente. A facilidade para estacionar os carros também deve ser percebida pelo comércio, que será impactado positivamente com a organização do rotativo.

O pagamento pelo uso da Área Azul pode ser realizado de três maneiras: pelo aplicativo Vaga Inteligente da Estapar, disponível para download nas plataformas IOS e Android, nos terminais de autoatendimento com moedas, cartões de crédito e débito ou por meio de cartão recarregável. Os valores cobrados para a utilização da Área Azul Digital variam conforme o tipo de veículo. Para motos, a tarifa é de R$ 1 para uma hora; já para carros, o valor é de R$2,50/hora.