Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue | Estapar Estacionamentos

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

O mês de junho é marcado pela cor vermelha, simbolizando a campanha de incentivo à doação de sangue. Uma forma de conscientizar a população sobre a importância desse gesto. Vale lembrar que qualquer pessoa pode um dia precisar de uma transfusão de sangue, devido a traumas por acidentes, cirurgias ou no tratamento de doenças.

 

O sangue doado disponibiliza componentes sanguíneos necessários para a sobrevivência de quem precisa. E vale lembrar que uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas.

 

Mas quem pode doar? Pessoas saudáveis, entre 16 e 70 anos incompletos e com peso superior a 50 quilos. Sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de covid-19.

 

Quem teve covid-19 pode doar dez dias após ser considerado curado. Após as vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

 

Vale lembrar que adolescentes (entre 16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. E que, no dia da doação, a pessoa deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Também não pode fumar duas horas antes da doação.

 

Outros requisitos é não ser usuário de drogas, não estar grávida ou amamentando e não ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue. Além de estar bem alimentado, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação.

 

Procure saber onde ficam os hemocentros ou hemonucleos e também os postos de doações da sua cidade. Doe esperança, doe vida, doe sangue!