Maio histórico para a eletromobilidade | Estapar Estacionamentos

Maio histórico para a eletromobilidade

Nunca se vendeu tantos carros leves elétricos no Brasil quanto no mês de maio de 2023. Foram 6.435 emplacamentos em todo o território nacional, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), um aumento de 90% em relação a maio de 2022. Com isso, o total de veículos leves eletrificados em circulação no Brasil chegou a 152.453 unidades.

 

Ao superar o recorde anterior, de 6.391 emplacamentos em setembro de 2022, o mercado de eletrificados confirmou seu vigor no primeiro semestre deste ano, atingindo o total de 26.014 unidades vendidas nos cinco primeiros meses. Um aumento de 59% sobre os 16.354 emplacamentos do mesmo período do ano passado.

 

A participação dos eletrificados leves continua a crescer no mercado brasileiro. Em maio, atingiu o recorde de 3,86% de market share sobre o total das vendas domésticas. Que novamente contrasta com a retração das vendas de veículos leves à combustão no Brasil. Elas caíram 5% em maio de 2023 sobre o mesmo mês de 2022, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

Além de todos os recordes, o mercado de eletrificados teve mais um motivo para comemorar no mês de maio: o avanço dos veículos plug-in (BEV e PHEV), que já representam metade das vendas, sobre os híbridos HEV. Dos 6.435 eletrificados vendidos, 49,8% foram elétricos plug-in PHEV ou BEV (3.207). Esses números indicam uma evolução qualitativa do mercado, que aposta em carros ainda menos poluentes e mais sustentáveis.

 

Para acompanhar toda essa demanda, temos a Zletric entregando energia para qualquer tipo de recarga - em casa, na cidade ou na estrada. São mais de 650 carregadores, em 15 estados brasileiros, além da maior rede privada de carregadores rápidos em funcionamento, com nove unidades em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.