Novo sistema acaba com filas e praças de pedágio | Estapar Estacionamentos

Novo sistema acaba com filas e praças de pedágio

Os pedágios brasileiros e suas enormes filas vão virar coisa do passado. Implementado mundo afora e já em operação em trecho da Rio-Santos (BR-101), o sistema automático de cobrança 'Free Flow' (fluxo livre) está virando uma realidade e vai simplificar a vida de quem pega estrada. 

 

O sistema é composto por um pórtico equipado com câmeras e antenas capazes de identificar os veículos. Assim, os motoristas trafegam livremente, sem precisar parar em praças físicas ou passar por cancelas. 

 

Na BR-101, pórticos de cobrança automática foram instalados em três pontos: nos quilômetros 414, 447 e 538. Em breve, a novidade será ampliada na Rio-Santos e adotada em todas as rodovias concedidas no Brasil. 

 

E como funciona a cobrança? Se o veículo possuir uma tag, ao passar pelo pórtico o pagamento é totalmente automático - e ainda com um desconto de 5%. Já carros sem tag devem quitar a tarifa até 15 dias após a viagem. O pagamento poderá ser feito via canais digitais ou de forma presencial, numa base operacional da concessionária da via. 

 

Caso o condutor não efetue o pagamento, ele receberá uma multa no valor de R$ 195,23, além de receber pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesse formato, não há previsão de nenhum desconto para os motoristas.

 

Já usuários que trafegam frequentemente pelos mesmos trechos da rodovia podem receber descontos progressivos que chegam a até 70% (para veículos da categoria leve). Nesse caso, o benefício começa a partir da segunda passagem, desde que realizada no mesmo local, sentido e mês.

 

Curtiu a novidade? Então peça já a sua tag de pagamento no nosso app Zul+, o maior e melhor ecossistema de serviços para quem dirige. E fique tranquilo! Ela não tem mensalidade (você paga quando utiliza) e é válida em todos os pedágios do país!