Números mostram crescimento de mulheres no trânsito | Estapar Estacionamentos

Números mostram crescimento de mulheres no trânsito

 

Dados recentes do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), comprovam que o público feminino está cada vez mais presentes no trânsito. O crescimento para a habilitação na categoria A - motocicletas - é o que mais chama a atenção.

Segundo o Renach, entre 2018 e 2022 houve um aumento de 10% na quantidade de condutores do sexo masculino, enquanto no feminino esse índice chegou a 15%. Nesse mesmo período, as categorias de habilitação com os maiores aumentos percentuais de condutoras habilitadas foram carreta (30%), motocicleta/automóvel (25%) e apenas automóvel (12%).

Quando o assunto é moto, o aumento é ainda mais perceptível. De acordo com a Abraciclo, nos últimos 10 anos, o número de motociclistas cresceu 58,4% no Brasil, passando de 23,3 milhões de brasileiros portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A”, em 2012, para mais de 36,9 milhões de pessoas, em 2022.

No entanto, o número de mulheres que andam de moto cresceu 97% no mesmo período. Em 2012, haviam 4,5 milhões de brasileiras habilitadas a pilotar. Em 2022, elas já somavam 8,9 milhões. E a tendência é que esse número aumente e tenhamos ainda mais mulheres no trânsito.

Óbitos

De acordo com os dados do DataSUS, do Governo Federal, entre 2017 e 2021 aproximadamente 17% das vítimas fatais no trânsito brasileiro eram do sexo feminino. Por isso é importante mantermos as ações de conscientização para tornarmos o trânsito brasileiro mais seguro. Nenhuma morte deve ser aceitável.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. Fique sempre atenta(o) ao seu entorno quando transitar pelas vias e proteja principalmente os mais vulneráveis, principalmente, os pedestres, ciclistas e motociclistas. A paz no trânsito começa por você!

Com muito orgulho, somos uma EMPRESA LAÇO AMARELO, um programa de responsabilidade social que salva vidas no trânsito!
 

Texto colaborativo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)