Pedale com segurança! | Estapar Estacionamentos

Pedale com segurança!

O Programa Laço Amarelo, do qual somos parceiros, traz neste mês alguns lembretes para quem gosta de andar de bike. Vale ressaltar que a bicicleta é um importante meio de transporte e, em muitas cidades, é o principal modo de locomoção da maioria da população. 

Mas não é só isso: ela contribui para desafogar o trânsito, melhorar a saúde de quem utiliza e não polui o meio ambiente. Ou seja, só benefícios! E como a bicicleta é um objeto que passa pela vida de todos em muitos momentos, é importante saber como usá-la com segurança.

Aliás, aqui vão dois recados para quem NÃO gosta ou NÃO tem o hábito de pedalar. O primeiro é respeitar quem faz essa opção. E o segundo: depois de ler esse texto, oriente um amigo ou familiar. Isso faz toda diferença!

Dito isso, é bom lembrar que pela definição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a bicicleta é um veículo. E, como tal, precisa obedecer regras. Como seguir a mão de direção e a sinalização de trânsito, como placas de PARE ou a indicação dos semáforos.

Além disso, o ciclista e sua ‘magrela’ devem estar equipados com todos os itens de segurança obrigatórios. São eles: meio capacete, espelho retrovisor (lado esquerdo), campainha e adesivos refletivos e instalados na dianteira, traseira, lateral e nos pedais.

E aí vão mais dois recados importantíssimos: nunca use o celular enquanto pedala e jamais ande de bike em uma rodovia. Nenhuma das duas práticas são seguras. Para transitar, utilize ciclovias ou ciclofaixas ou os locais onde há menos carros trafegando, como ruas de bairros. Já o aparelho celular, deixe guardado num local seguro.

E, para finalizar, um aviso para quem está em outro tipo de veículo, como carro, ônibus ou caminhão: respeite e proteja quem está de bicicleta. É seu dever enquanto condutor e sua obrigação de cidadão. 

No trânsito, escolha a vida!


Texto colaborativo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)