Redução de velocidade é meio urbano mais tranquilo | Estapar Estacionamentos

Redução de velocidade é meio urbano mais tranquilo

A velocidade é um dos principais fatores de risco para sinistros de trânsito. Segundo o estudo ‘Análise e Prevenção de Acidentes’, de Erik Rosén e Ulrich Sander, o risco de morte de um pedestre em caso de atropelamento está diretamente relacionado com a velocidade de impacto com o veículo. 

 

Segundo o estudo, o risco percentual de morte de um pedestre em um atropelamento com velocidade de impacto de 60 km/h é de acima de 90%. Reduzindo essa velocidade para 40 km/h, o risco diminui para aproximadamente 30%.

 

Outras intervenções de engenharia também podem ajudar no acalmamento de ambientes urbanos, como a redução nos raios das esquinas em interseções de vias. Segundo Rafael Szeliga, no artigo ‘Velocidade Veicular no Movimento de Conversão em Cruzamentos Urbanos’, reduzir os raios de 10 para 5 metros auxilia na redução de 30% das velocidades médias em conversões.

 

As lombadas e travessias elevadas também são dispositivos que impactam positivamente nesse sentido. De acordo com Eduardo Cesar Amancio, no estudo ‘Impacto de lombadas e travessias elevadas na velocidade de veículos de passeio baseado em dados naturalísticos’, estima-se uma redução de 43% na velocidade média dos automóveis ao se aproximar de uma lombada ou travessia elevada.

 

Por isso, é importante que os gestores públicos que atuam com mobilidade urbana e segurança viária, fiquem atentos a essas possibilidades de intervenção nas vias, respeitando os parâmetros e critérios para implantações como estas.

 

Os usuários das vias - do pedestre ao motorista - também podem fazer a sua parte quando estiverem nos deslocamentos diários, respeitando as leis de trânsito e tornando os ambientes mais calmos, harmônicos e seguros.

 

A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. Fique sempre atenta(o) ao seu entorno quando transitar pelas vias e proteja principalmente os mais vulneráveis, principalmente, os pedestres, ciclistas e motociclistas. 

 

Paz no trânsito começa por você.

 

Com muito orgulho, somos uma 'Empresa Laço amarelo' e apoiamos esse que é um programa de responsabilidade social. E salva vidas!

 

Texto colaborativo com o Observatório Nacional de Segurança Viária