Superpopulação e mobilidade urbana | Estapar Estacionamentos

Superpopulação e mobilidade urbana

No último dia 15 de novembro, a Terra alcançou a marca histórica de 8 bilhões de habitantes. Um incrível aumento de 1 bilhão em pouco mais de uma década! E como esse contingente enorme de cidadãos pode partilhar num futuro próximo de um planeta mais sustentável, sem ameaças aos nossos recursos naturais? Podemos afirmar que isso passa pela eletrificação da mobilidade urbana e a transformação de como os seres humanos se deslocam.

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que o crescimento populacional seria uma das maiores causas do aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa e da destruição do meio ambiente. E cada pessoa a mais se soma ao desgaste dos recursos biológicos exauríveis do planeta. Então é mais do que impositivo que a humanidade consiga reverter esse quadro o mais rápido possível. E é nesse ponto que entra a eletromobilidade, com sua energia limpa e renovável.

Vale ressaltar que grande parte da indústria automobilística já vem se adaptando a essa necessidade, desenvolvendo e produzindo modelos elétricos ou híbridos plug-in. E isso inclui automóveis de passeio, motos, caminhões e veículos destinados ao transporte público. Nesse último caso, utilizado pela grande maioria da força de trabalho, dos estudantes e do cidadão em geral, a boa notícia é que algumas cidades já estão inclusive proibindo a compra de modelos de ônibus movidos à combustão. Um passo realmente importante.

Mas a verdade é que ainda há um grande caminho a ser percorrido. O sucesso da eletrificação da mobilidade urbana ainda depende de uma política mais favorável para a indústria do setor, do comprometimento dos agentes envolvidos na transferência de tecnologia e na produção de baterias mais eficientes. Além, claro, do fortalecimento e ampliação de toda uma infraestrutura necessária para o carregamento desses veículos.

Desde 2020, ao lado da Enel-X, nós estamos nesse mercado com a Ecovagas, a primeira rede semipública de recarga de veículos elétricos integrada e conectada do Brasil. E com nossa recente união com a Zletric, estamos ampliando o número de pontos em todo o território nacional. Dos atuais 200 vamos chegar a 1 mil pontos até o final de 2023. Por um futuro sustentável!