SXSW #1: Estratégias para alcançar cidades inteligentes e acessíveis | Estapar Estacionamentos

SXSW #1: Estratégias para alcançar cidades inteligentes e acessíveis

A Head de Marketing da Estapar está participando do South by Southwest (SXSW), o maior evento de inovação e de criatividade do mundo, que acontece em Austin, no Texas. Ela acompanha os principais temas e tendências relacionados a mobilidade e a negócios. Compartilharemos os principais highlights do evento em nossas redes sociais.

 

O primeiro destaque fica com o tema “Smart Cities e Acessibilidade nas cidades”, que traz questões sobre a locomoção nas ruas e avenidas e todo mundo, que terão que estar mais bem preparadas para lidar com as restrições da população, desde idosos até pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Atualmente, 15% da população mundial tem alguma restrição para se locomover. E, pela primeira vez no mundo, mais de 50% da população está vivendo em cidades, no meio urbano.

 

Um outro dado importante é que a idade média da população está aumentando. Na Espanha, por exemplo, a idade média da população é de 44 anos. Esse cenário faz com que a melhora da mobilidade urbana e a acessibilidade nas cidades sejam trabalhadas com mais eficácia pelos governos e empresas.

 

Durante um dos painéis que abordou o tema, a cidade de Barcelona teve grande destaque principalmente como benchmark de “Smart City”.

Barcelona é líder no movimento das cidades inteligentes há muito tempo e faz parte de um grupo de elite de pioneiros em planejamento urbano inteligente junto com cidades como Singapura, Viena, São Francisco e Copenhague. Agora, ela também é uma das várias cidades inteligentes que estão tentando integrar a abordagem ascendente e descendente à digitalização urbana e alcançar o que alguns chamam de “Smart City 3.0”.

 

Grande parte de ser uma cidade inteligente tem a ver com o uso de tecnologias novas e digitais, inteligência artificial, bem como da Internet das Coisas (IoT), para aprimorar os processos municipais para o benefício dos habitantes.

 

Barcelona incorporou sensores inteligentes e análises de big data a tudo, desde estacionamento e transporte até coleta de lixo, qualidade do ar e irrigação de terrenos.