Trânsito: atenção redobrada no fim de ano | Estapar Estacionamentos

Trânsito: atenção redobrada no fim de ano

Tradicionalmente, o mês de dezembro é o mês em que ocorrem mais óbitos, devido aos sinistros de trânsito. Vários são os fatores, entre eles, é o mês que tem mais pessoas transitando. Muitos de férias, muitos encontros por conta das festas de final de ano e muitas confraternizações. Ou seja: é o momento em que mais estamos 'juntos'.

Várias são as dicas e alertas para esse mês. Há a necessidade de redobrar os cuidados na direção do veículo em rodovias e nas cidades, afinal, tem muito mais gente na rua, fazendo compras, de férias, realizando as mais diversas atividades. É também um mês em que realizamos viagens mais longas. Por isso, o cuidado consigo e com o outro é primordial, respeitando todas as regras do trânsito.

- Revise o veículo antes de pegar a estrada!

Se você usou seu carro ou moto o ano inteiro e não teve tempo de passar no mecânico, agora é a hora. Todo mundo precisa de um check-up de tempos em tempos. Seu veículo não é diferente. Escolha uma mecânica de confiança e faça uma revisão completa. Lembre-se: a revisão preventiva é mais barata do que uma manutenção corretiva, seu bolso vai lhe agradecer!

- Se beber não dirija!

E é nessa época que os colegas de trabalho se reúnem para comemorar o ano e buscar forças para o próximo, ou seja, as confraternizações entre amigos, colegas e familiares são rotina em muitos lugares. Nesses ambientes, na maioria das vezes, há bebida alcoólica. Por isso, se você pretende relaxar tomando algo que tenha álcool, use outro modo para chegar até a festa e nunca dirija um veículo, se beber. Esse comportamento vai trazer segurança para você e para quem cruzar seu caminho. Pense no depois. Pense em quem você ama!

- Use sempre o cinto de segurança!

Se vai viajar de férias com a família, amigos, crianças e pets, lembre-se de que todos dentro do veículo precisam da proteção do cinto. Adultos usam cinto nos bancos da frente e de trás. Crianças usam os equipamentos adequados à idade – bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação – e os pets, coleiras, cadeirinhas ou caixas transportadoras. É assim que você demonstra carinho e cuidado com quem você gosta. Todo mundo seguro e protegido durante a viagem.

- Esqueça do celular ao volante!

O último recadinho para quem quer descansar e apreciar os dias com leveza e tranquilidade, é: esqueça o celular enquanto dirige, pedala ou caminha! Esse hábito trará a você mais atenção ao volante, ou mesmo enquanto faz uma caminhada descontraída por aí. Esqueça do celular, mas respeite as regras do trânsito: pedestre seguro é aquele que sempre espera o semáforo fechar para os carros, antes de atravessar a rua ou procura uma faixa.

Isso são bons hábitos para que você possa ir e voltar das suas férias, dos momentos ‘juntos’, em segurança. Afinal, juntos salvamos vidas!

Texto colaborativo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (OSNV)