Venda de carros elétricos bate novo recorde | Estapar Estacionamentos

Venda de carros elétricos bate novo recorde

 

O último mês de agosto bateu um novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil. Foram 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249). Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

 

Em oito meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022) – que já tinha sido recorde. Agora, o total desta frota em circulação chegou a 175.491 veiculos (janeiro 2012 a agosto 2023).

 

A participação de mercado (market share) dos eletrificados também teve considerável crescimento e atingiu em agosto a marca histórica de 4,75% do total de emplacamentos de veículos leves no mercado doméstico (196.878 – Fenabrave). Em julho este percentual foi de 3,5%, e na comparação com agosto de 2022 (2,19%) a participação mais do que dobrou.

 

Outro destaque de agosto são os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV), cujas baterias podem ser recarregadas por fonte externa. Pela primeira vez na série histórica da ABVE os plug-in superaram os eletrificados não plug-in, com 52% das vendas, contra 48%.

 

O crescimento dos últimos meses foi fortemente impulsionado pelas marcas chinesas - como BYD, GWM e CAOA Chery -, que têm sido agressivas no lançamento de novos modelos e anúncios de investimentos no Brasil.

 

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, comemorou os resultados de agosto, mas lembrou que ainda há muito trabalho pela frente para o país se aproximar dos principais mercados globais em eletromobilidade.

 

“Esses números são importantes, pois consolidam todo um ecossistema de mobilidade elétrica pautado pela inovação e pelo desenvolvimento tecnológico. Eles mostram que a eletromobilidade é irreversível também no Brasil”, conclui Ricardo Bastos.

 

Evolução

 

A incremento do mercado de eletrificados vem se desenhando no nosso país, conjugando investimentos em instalação de eletropostos, novos modelos disponíveis e novas montadoras atuando no mercado nacional.

 

Para acompanhar toda essa evolução, temos a Zletric entregando energia para qualquer tipo de recarga - em casa, na cidade ou na estrada. São mais de 700 carregadores, em 15 estados, além da maior rede privada de carregadores rápidos em funcionamento, com nove unidades nos estados de SP, SC e RS.

 

Modelos de eletrificados mais emplacados em agosto/23

 

1º - Corolla Cross/Toyota (HEV)

2º - Song Plus GS Dm / BYD (PHEV)

3º - Corolla Premiumh / Toyota (HEV)

4º - Tiggo 8 / Caoa Chery (PHEV)

5º - Haval H6 / GWM (HEV)

6º - Haval H6 GT / GWM (PHEV)

7º - Haval H6 Prem / GWM (PHEV)

8º - Dolphin GS / BYD (BEV),

9º - Tiggo 7 PRO HA/ Caoa Chery (HEV)

10º - Tiggo 5X PRO HA / Caoa Chery (HEV)